Foram encontrados 646 registros para a palavra: debate

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

Deputado Roberto Carlos abre o debate na Assembleia Legislativa para garantir a continuidade das operações financeiras destinadas aos agricultores

Aconteceu, nesta terça-feira (31), no Plenarinho do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia, a sessão extraordinária, presidida pelo deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do governo e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, com o objetivo de encontrar meios legais para garantir que as instituições bancárias continuem realizando operações financeiras aos agricultores, sem que haja suspensão nos serviços, possibilitando a manutenção da sustentabilidade da agropecuária do Estado. As transações financeiras que beneficiam o setor da agropecuária foram suspensas, devido a decisão do Ministério Público do Estado da Bahia, que alegou a necessidade dos agricultores apresentarem a licença ambiental para evitar prejuízos ao meio ambiente.

Segundo o parlamentar, o maior impasse é a burocracia encontrada pelos agricultores em adquirir a licença. “Precisamos garantir agilidade neste processo para evitar que os agricultores e, conseqüentemente, a economia do Estado não sejam afetados, uma vez que a produção agrícola possui o ciclo que não pode esperar, sobretudo, nos períodos de chuva. Precisamos encontrar um meio de não afetar o meio ambiente e, tão pouco, os agricultores”, disse o deputado Roberto Carlos. Uma nova sessão deverá ser marcada para garantir o debate com o secretário do Meio Ambiente da Bahia, além de outras secretarias ligadas ao setor a fim de solucionar este problema...

Professor baiano é convidado pelo Papa Francisco para debater crime organizado

A Bahia terá um representante na Cúpula de Juízes sobre Tráfico de Seres Humanos e Crime Organizado, evento realizado pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano nos próximos dias 3 e 4 de junho, na Itália. Procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia e professor da UNIFACS, Rômulo Moreira aceitou o convite do Papa Francisco para o evento que reunirá magistrados do mundo inteiro que desempenham papel ativo no combate ao tráfico de pessoas, à escravidão moderna e ao crime organizado.

Com 49 anos de vida, sendo 26 deles dedicados à carreira, o baiano Rômulo Moreira é professor de Direito Processual Penal e atua em Salvador como procurador de justiça da área criminal há nove anos. Tem, entre os livros publicados, o título A Nova Lei do Crime Organizado. "É um evento que vai reunir membros da magistratura de todo o mundo para discutir a temática e partilhar experiências, sucessos e melhores práticas, criando maior consciência global sobre os problemas e soluções para essas novas emergências do mundo globalizado", explica Moreira, que pretende apresentar durante a Cúpula estatísticas atualizadas sobre o combate ao tráfico de pessoas, escravidão e crime organizado no Brasil nos últimos cinco anos...

Caravana da Juventude pretende debater o ECA junto com as escolas e a comunidade

Na última terça-feira (24), representantes da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) se reuniram com o Juiz José Carlos Nascimento, da Vara da Infância e Juventude, e representantes de diversos órgãos municipais para discutir o projeto “Caravana da Juventude”, cujo objetivo é realizar visitas periódicas às principais escolas públicas de Juazeiro, promovendo debates com estudantes, professores e comunidade sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Além disso, o projeto quer colher resultados a curto e longo prazo, trazendo para o município um debate sobre um problema estrutural: o preconceito com o adolescente infrator. Segundo dados mais recentes (2015) do Governo Federal, menos de 1% dos crimes são cometidos por menores, que recebem sanções da Vara da Infância e Juventude. Ainda assim, uma parcela significativa da sociedade segue acreditando na impunidade desses atos infracionais, colaborando para uma cultura que não ressocializa o jovem, mas o segrega da comunidade. ..

Assembleia debate qualidade do sistema hidroviário baiano

Ao elencar episódios classificados como grave no sistema hidroviário baiano, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), presidente da comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, promove audiência pública com o objetivo de debater: a qualidade do serviço, infraestrutura e acessibilidade do Sistema Ferry-boat, bem como dos terminais de embarque e desembarque de Mar Grande, Morro de São Paulo, Gamboa e Valença. O evento acontece nesta terça-feira (24), às 9h, no Auditório Jorge Calmon.

De acordo com Hildécio Meireles é preciso que o governo do estado, através da Agerba, órgão responsável por fiscalizar o sistema se posicione e apresente soluções a  curto prazo. "Porque a população baiana que necessita do serviço não suporta mais o caos instalado, que engloba não apenas longas filas e desorganização; como falta de estrutura mínima e segurança", frisou, relembrando que nos últimos dias a embarcação Pinheiro apresentou um problema técnico e ficou a deriva por horas. "E isso, tem ocorrido com constância", bradou, afirmando que ele é prova viva de todo descaso que vem ocorrendo. Hildécio Meireles possui base eleitoral e família no Baixo Sul e utiliza o Ferry-boat toda semana...

Audiência pública proposta por Zó debate situação da adutora Caraíba

O deputado estadual Zó (PCdoB), suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), participou nesta quarta-feira (18) de uma audiência pública realizada em Juazeiro. Na pauta, a tarifa de água cobrada pela Mineração Caraíba aos produtores e criadores da região.

Além de Zó, proponente da audiência, a reunião contou com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, de representantes da Mineração Caraíba, lideranças políticas, produtores e membros da comunidade em geral...

OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO DEBATEM IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NA CÂMARA MUNICIPAL

A sessão extraordinária do Senado para votar a instauração do processo de impedimento da presidente da República, Dilma Rousseff, começou às 9h desta quarta-feira (11).

Noite passada na sessão ordinária Câmara de Vereadores de Juazeiro o assunto repercutiu a partir de discursos da oposição e da situação. Inicialmente, falou José Carlos Medeiros (PSDB) que compareceu à tribuna com uma faixa defendendo o impedimento da presidente Dilma Rousseff...

SAÚDE DOMINA DEBATES DA OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO NA CÂMARA DE JUAZEIRO

A saúde mais uma vez dominou os debates na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro na noite desta segunda-feira, dia 09. Inicialmente, no horário dos inscritos, a parlamentar Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa), hoje no PMDB, desferiu inúmeras críticas ao setor, notadamente o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/AIDS).

“Lá o pessoal não tem a mínima condição de trabalho, vive mudando de sala porque o teto está desabando, não existe ar-condicionado e o prefeito vive a fazer propagando como se tudo estivesse às mil maravilhas. Queria saber cadê a promessa de colocar o departamento em um espaço adequado? O que fazem com o dinheiro da saúde? E os pacientes com AIDS que se quer podem se manifestar? Peço a secretária de Saúde que seja humana, que agilize o quanto antes o novo espaço da DST/AIDS em Juazeiro” desabafou Valdeci Alves...

Alba debate consequências do PLC 257/2016, que estabelece Plano de Auxílio aos Estados

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia realiza nesta segunda-feira (09), audiência pública com a finalidade de discutir as consequências e possíveis colaborações ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016, de autoria da Presidência da República, que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal.

De iniciativa do presidente do colegiado, deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), o debate acontece às 9h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon - 1º andar do Edf. Senador Jutahy Magalhães. A presença do vice-presidente do Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia (IAF), Sérgio Furquim está confirmada, bem como foi encaminhado convite a representantes do Governo do Estado e a todos os senadores e deputados federais que representam a bancada baiana no Congresso Federal...

Deputado Roberto Carlos abre debate sobre o "Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite" na ALBA

O deputado Roberto Carlos (PDT), como presidente da comissão de Agricultura e Política Rural, promoveu uma Sessão na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, para apresentar o Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Estado, que pretende organizar a cadeia produtiva da caprinocultura de leite e queijo no estado, através da inclusão dos pequenos produtores, fomentando a agroindustrialização.

De acordo com o presidente da comissão, é preciso estimular o setor, que tem sua representatividade no semiárido, com quase a totalidade da produção do país. “Com este projeto, o que se pretende é agregar mais valor ao queijo de cabra produzido em nossa região, através de utilização de técnicas mais avançadas, concursos e atribuição de selos para a produção desses queijos. Temos potencial para sermos os maiores produtores de queijos finos de cabra do país e alavancar este segmento da economia”, disse o deputado Roberto Carlos...

Proibição de limitar banda larga é pausa para debate, afirma gerente da Anatel

A determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de proibir que as operadoras de telefonia limitem o acesso à banda larga fixa vai servir para análises e estudos sobre o tema, segundo o gerente regional substituto da agência no Ceará, Wanderson Moreira Brito. “A partir de hoje, iniciam-se estudos para que a Anatel possa tomar um posicionamento definitivo. Todas as áreas técnicas da agência vão tomar suas posições com base em análises de mercado, medições de consumo, perfis sociais de cada região do Brasil e as particularidades do serviço e de cada operadora", afirmou o gerente durante audiência pública convocada pela OAB-CE, em Fortaleza. Apesar do presidente da Anatel, João Rezende, ter afirmado que a era da internet ilimitada havia acabado, Wanderson pondera que a agência pode ainda não autorizar a limitação de uso de dados. "Nós não seriamos insensíveis ao ponto de permitir indiscriminadamente uma limitação", aponta. Diversas seccionais da OAB pelo Brasil, inclusive no Ceará, já se posicionaram contra a restrição da banda larga fixa. ..

Associação dos técnicos administrativos de Petrolina debate Plano de Cargo, Carreira e Vencimento

A Associação dos técnicos administrativos da Prefeitura Municipal de Petrolina esteve reunido nesta segunda-feira, 18, para debater o Plano de Cargo, Carreira e vencimento (PCCV) da categoria. A reunião que contou com a participação de outras representações de categorias aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sdindsemp).

De acordo com Rosicleide Soares, presidente da associação, a reunião aconteceu para que houvesse uma troca de informações e debates sobre a minuta dessa nova categoria que surgiu após a troca de nomenclatura dos ASG’s. “A reunião foi bastante positiva. A associação convidou as outras categorias para debater nosso plano e juntos avançar. Queremos construir o melhor para os servidores, melhorar nosso trabalho, pois lutamos pela valorização de todos os servidores”...

Em Itaobim, audiência pública debaterá Zona Franca do Semi-Árido

Participarão do evento prefeitos, vereadores, deputados da bancada municipalista no congresso nacional, empresários e organizações sociais

O município de Itaobim sediará o Seminário da Zona Franca do Semi-Árido, objetivando debater a implantação do Pólo Industrial da maior área de livre comércio do Estado de Minas Gerais, que será localizado no município e promete mudar completamente a situação econômica e social dos pequenos municípios do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas. Serão mais de 200 municípios beneficiados com o aquecimento da economia e a geração de 10 mil novos postos de trabalho...

Lançamento de revista coloca o futuro de Petrolina em debate

Uma noite com muitos planos e projeções para o futuro nos próximos 15 anos, marcou o lançamento da revista Petrolina 2031, nesta quarta-feira (13), na SBS Livraria Internacional de Petrolina. O encontro, que reuniu representantes dos mais variados segmentos produtivos do Vale do São Francisco, começou com a música e a poesia de Reinivaldo Pinheiro (O Crente), Raquel Wesley e Mariano Carvalho.

Na sequência, o público, que recebia logo à chegada um exemplar gratuito da revista, acompanhou uma breve solenidade onde o idealizador do projeto, o poeta, jornalista e publicitário Carlos Laerte agradeceu a presença de todos. Falando em nome dos anunciantes da publicação, o empresário Alexandre Araújo destacou a importância da edição para as perspectivas futuras do município. "Uma iniciativa que nos provoca a formular políticas, planos e programas. Nos convida a sonhar, planejar e construir a Petrolina que a gente quer para as próximas gerações"...

Retorno de Dalmir Pedra à Câmara de Vereadores provoca debate sobre a saúde de Juazeiro

O vereador Dalmir Pedra (PP) retornou às sessões da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (04.04) após um ano licenciado para assumir a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Seu retorno foi anunciado após despedida do suplente de vereador Joca Cabeleleiro que revelou sua saída na última terça-feira (29). Companheiro de partido o vereador Anderson da Iluminação (PP), deu as boas-vindas ao vereador e pontuou as ações do vereador quando atuou junto à saúde no município. “Nossos agradecimentos ao presidente do nosso Partido Progressista em Juazeiro, o vereador Dalmir que contribuiu para os avanços da saúde, como o recurso pela de mais de 500 mil para o Hospital especializado em ortopedia Sote”, afirmou.

Anderson citou também programas como a Caravana da Saúde que acontece todas as quartas feiras em diferentes comunidades e que leva serviços de saúde para a população. “Queremos dizer que o nosso companheiro também pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo nosso partido”, anunciou. O vereador Dalmir que agora faz parte do bloco recém-criado Unidos Por Juazeiro, reafirmou seu compromisso com a população retornando à Casa do Povo. “As pessoas querem fazer ‘juízo de valor’, mas temos a convicção de que fizemos um bom trabalho junto na secretaria de saúde do município”, colocou...

Falta de água é tema de debate na Casa Aprígio Duarte

O vereador Francinaldo Leopoldo (Nalvinho – PSB), durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), denunciou a falta de água no bairro João Paulo II durante quatro dias.

"Um bairro da dimensão do Juazeiro 8 ficar durante quatro dias sem o abastecimento de água, por causa do rompimento de uma adutora que nunca é consertada, é um absurdo. As famílias ficaram durante o feriado sem ter água nas suas torneiras e diante desse calor que temos aqui na região. Água é um elemento básico na vida das pessoas. A conta nunca falha, mas o serviço não tem sido de qualidade", apresentou o edil...

Sindsemp realiza assembleia na área externa da Câmara para debater lei do reajuste salarial

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) está organizando para esta terça-feira, 29, uma assembleia geral extraordinária na área externa da Câmara de Vereadores para pressionar o Legislativo e o Executivo em relação à lei do reajuste salarial.  Na pauta, além da campanha salarial, a categoria irá discutir as mobilizações e repassar informes, a partir das 8h.

Na ultima semana, em assembleia, ficou decidido que a categoria aprova a proposta do Executivo para a educação (10,67% + 0,49%), mas rejeita o percentual apresentado para as demais categorias (5%). Na oportunidade, os trabalhadores decidiram seguir com a proposta apresentada pelo Sindsemp desde dezembro de 2015 que aponta um aumento nos vencimentos de 12,67% - 10,67% de restituição geral da inflação e 2% de reajuste.

A vice-presidente do Sindsemp, Inês Silva, reforça o convite para o ato. “Precisamos contar com a força do servidor para que juntos possamos pressionar nossos representantes em favor da nossa proposta de reajuste que contempla todos os colegas, pois esse oferecido pelo executivo não cobre nem a inflação do ano”. ..

18° Fórum Espírita de Debate acontecerá em Juazeiro

Nos dias 19 e 20 – sábado e domingo respectivamente - será realizado no auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro, o 18° Fórum Espírita de Debate. O tema do evento será “Educação Moral: Construindo um mundo de Paz”.

No sábado, o fórum terá início às 14h e terminará às 18h. Neste dia o debate será mediado pelo palestrante Gilberto Santana, que irá falar sobre o tema “A Cidadania e a Espiritualidade”, e pelo Professor Dr. Jairton Fraga, que discursará sobre “O Homem de Bem: agente transformador da sociedade”...

COLETA DE LIXO É ALVO DE DEBATES ENTRE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

O vereador da oposição José Carlos Medeiros (Sem partido) fez uso da tribuna da Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira (14) oportunidade em que acusou o governo do Prefeito Isaac Carvalho de contribuir para a infestação da dengue em Juazeiro. “Volto novamente a falar sobre o lixo em nossa cidade porque a gestão municipal tá gastando uma fortuna com um caminhão que até agora não disse para que veio. Enquanto isso, os trabalhadores ainda não receberam os seus salários e nem a segunda parcela do décimo terceiro devida pela ART, e contrata a AML que é uma empresa pequena, cujo proprietário é sócio do dono da ART, ou seja, trocaram seis por meia dúzia, mas a raposa que continua vigiando o galinheiro é a mesma” denunciou Medeiros.

Medeiros aproveitou a oportunidade para acusar o governo do Prefeito Isaac Carvalho de contribuir para a infestação da dengue em Juazeiro. “Corremos o risco de ter, mais uma vez, problemas com a coleta de lixo piorando a situação da cidade com a questão do surto da dengue. O lixo do governo Isaac continua no poder”...

Servidores Públicos de Petrolina debatem em assembleia campanha salarial

Na sexta-feira, 11, os servidores públicos de Petrolina se reuniram em assembleia  a convite do Sindicato da Categoria (Sindsemp) para debater a campanha salarial. Centenas de funcionários públicos lotaram o auditório do hotel Grande Rio e deliberaram ações.

Abrindo o encontro, a diretoria da entidade, gerida por Walber Lins, compartilhou com os presentes informes referentes aos projetos de Lei aprovados pela Câmara que versam sobre a regulamentação das 30 horas para técnicos e enfermeiros, da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) e folga no dia do aniversário do Servidor, sobre o relógio de ponto, Igeprev atestado médico, troféu de excelência e a paralisação nacional geral da Educação. Além de todos estes informes, a diretora de assuntos extraordinário do Sindsemp, Elena Alves, informou que no próximo dia 06 de abril a entidade vai realizar uma assembleia com os aposentados. “Estamos dando prioridade também a essa classe que é esquecida. Nossa intenção é trazer  os companheiros mais para perto da luta. Lá vamos discorrer sobre nossas atividades e projetos”, comenta.

Walber Lins, presidente da entidade, destacou como positivo o encontro. “Debatemos, aqui, as questões inerentes à categoria. A participação do servidor foi muito importante na tomada das decisões”. Sobre as deliberações do principal ponto de pauta, Walber explicou que os servidores tiveram acesso aos detalhes da proposta apresentada pelo sindicato sobre o reajuste de 12,67% - 10,67% de restituição geral da inflação  e 2% de reajuste – encaminhada pelo sindicato desde de 03 de dezembro.

Os servidores foram informados que o sindicato recebeu um comunicado oficial da gestão municipal definindo até  o dia 16 como prazo para a proposta do governo. Em votação, a proposta de aguardar a  resposta foi a provada por contraste visual. A maioria preferiu aguardar ao invés de deflagrar greve, proposta levantada na assembleia.

Além dos debates, o Sindsemp sorteou entre os presentes brindes. A servidora da educação, Maria Auxiliadora de Souza que trabalha na Escola Jaconias José dos Santos no Ouro Preto , ganhou um ventilador. ..